Laboratório de Canto Coral (LCC)

Apresentação

A atividade coral é parte integrante do currículo do curso de graduação em música da UFSM nas disciplinas Canto Coral (I, II e III) e Coral Universitário (I, II e III). O presente projeto se faz necessário pela inserção da atividade coral no âmbito acadêmico e da comunidade de Santa Maria, contribuindo desta forma com a educação musical através do canto coral e também busca suprir as necessidades de cada atividade vocal em seu desenvolvimento. A conscientização da importância e do valor da arte coral e o incentivo à criação de novos coros são também ações importantes. As ações proporcionadas por este projeto enfatizam a atividade de Canto Coral atendendo solicitações de ajuda, apoio e desenvolvimento de atividades artísticas de modo continuado mediante disponibilidade de pessoal e meios da universidade. De modo geral tal continuidade é função também da possibilidade de absorção do profissional recém-formado em música, ao qual o Curso busca dar atenção em suas necessidades decorrentes de sua especialização e este projeto procura contribuir.

A manutenção do Laboratório de Canto Coral dá suporte a toda ação de extensão que possa difundir, criar ou apoiar ações de grupos corais. Solicitações de apoio e atendimento a grupos corais em caráter extensionista ocorrem ao longo do ano letivo por parte de mais variados grupos sejam municipais, religiosos ou de cunho social, sendo cada proposta atendida de acordo com seus objetivos próprios. É fundamental que as atividades vocais desenvolvidas dentro do ambiente acadêmico possam usufruir de espaço na comunidade de modo que haja benefício mútuo nesta expressão artística.

O Curso de Música é beneficiado por este projeto pelo apoio a toda atividade discente que seja afim. Grupos vocais diversos necessitam de diferentes abordagem e materiais. No caso do Canto Coral da UFSM o trabalho é feito através de um repertório seleto que exige a articulação entre o grupo e as diversas forças musicais exigidas pela obra a ser realizada. Orquestra, instrumento(s) acompanhador(es), solista(s) e o próprio grupo vocal devem ser tratados de acordo com a necessidade musical e expressiva. A articulação de cada indivíduo com funções diversas envolvido na montagem é o grande desafio deste trabalho, cujo principal grupo de trabalho procura-se articular entre os discentes.

Objetivo Geral

O Laboratório de Canto Coral dos Cursos de Música da UFSM tem como objetivo geral a difusão da atividade coral pela comunidade universitária através do estímulo à criação e manutenção de grupos corais vinculados à UFSM visando a formação artística profissional do indivíduo através do repertório coral.

Objetivos Específicos

  • Estimular o desenvolvimento da prática coral entre os acadêmicos do Curso de Música e outros participantes do movimento Coral UFSM;

  • Trabalhar as técnicas vocais e de regência específicas para coro;
  • Aprimorar o nível técnico e artístico dos grupos ligados ao Laboratório de Canto Coral;
  • Estudar o repertório coral;
  • Contribuir para o desenvolvimento do canto coral em vários segmentos da sociedade;
  • Promover a formação e o aperfeiçoamento de regentes de coros da comunidade e região;
  • Incentivar a produção artística dos grupos pertencentes ao Laboratório de Canto Coral;
  • Desenvolver as habilidades de apreciação musical do público, visando formação de plateias;
  • Contribuir com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM.
  • Os comentários estão desativados.