Glossário de Termos Musicais

Extensão e tessitura

Dois dos conceitos mais básicos de análise melódica. A extensão é representada por um intervalo musical definido por duas notas: a mais grave e a mais aguda de uma melodia. Exemplo: Parabéns a Você cantado confortavelmente por uma Soprano em Sol Maior tem a extensão de uma oitava justa de ré3 a ré4. Usamos também o conceito de Extensão para falar de todas as possibilidades de alturas de um instrumento musical. Livros de Orquestração possuem tabelas específicas para isso. A tessitura é a região mais usada dentro da extensão melódica e pode-se classificá-la com quatro nomes básicos: 1) grave; 2) média grave; 3) média, média aguda; e 4) aguda. A tessitura depende de qual instrumento (incluindo vozes) está realizando uma melodia. Por exemplo: uma melodia na região média-aguda para um Tenor está numa região aguda para um Baixo.

Imitação

Quando um material melódico é apresentado em uma voz e aparece em seguida (com os mesmos intervalos internos ou variados) em outra voz. Imitações acontecem entre vozes diferentes.

Imitação real

Quando o material melódico que aparece em seguida tem os mesmos intervalos internos que o material apresentado antes em outra voz.

Imitação tonal

Quando o material melódico que aparece em seguida não mantém os mesmos intervalos internos que o material apresentado antes em outra voz.

Improviso

Isorritmia

Procedimento composicional típico da Idade Média. Ver Color e Talea. Não é um tipo de textura.

Monodia

Melodia com acompanhamento livre. O acompanhamento possui elaboração e escrita idiomática.

Polifonia Contrapontística imitativa

Um trecho Polifônico Contrapontístico é chamado de imitativo quando os materiais melódicos entre duas vozes que são apresentadas em tempos diferentes possuem uma relação. Essa relação pode ser de diversos tipos e estabelece que o material melódico apresentado pela primeira vez foi utilizado como base para o material melódico que aparece em seguida.

Polifonia contrapontística não imitativa

Um trecho Polifônico Contrapontístico é chamado de não imitativo quando os materiais melódicos entre duas vozes que são apresentadas em tempos diferentes não possuem qualquer relação. O material melódico que aparece em seguida não foi criado a partir do material melódico proposto.

Polifonia Homofônica Elaborada

Numa Polifonia Homofônica, as vozes tem valores rítmicos diferentes entre si.

Polifonia Homofônica Homorrítmica

Numa Polifonia Homofônica, todas as vozes tem valores rítmicos iguais.

ralentando escrito (rebarbativo e redundante com o ralentando comum)

Repetição

Quando um elemento melódico aparece novamente da mesma voz. Repetições acontecem numa mesma voz.

Tessitura

ver Extensão e Tessitura.

Textura

Identifica as maneiras que as linhas melódicas se relacionam dentro da obra musical. Os procedimento composicionais de relações melódicas ficam explicitados.

Textura Monódica

ver Monodia

Os comentários estão desativados.